A nossa coluna vertebral é uma estrutura composta pelos 24 ossos das costas e o cóccix. Esses ossos suportam a maior parte do nosso peso corporal e, por isso, estão sob constante pressão. Podemos classificar as fraturas na coluna como procedentes de duas causas básicas: trauma e enfraquecimento dos ossos. Obviamente, ossos enfraquecidos cedem com traumas muito mais leves, mas, em geral, os impactos traumáticos precisam ser muito fortes para que as fraturas ocorram.

Em relação ao tipo de fratura, dividimo-as em 4 grupos: fraturas por compressão (comum em pacientes com osteoporose e outras doenças que enfraquecem os ossos), por explosão (quando a vértebra é esmagada por forças axiais), por flexão-distração (típica em acidentes de carro) e fratura-luxação (a mais grave dos quatro tipos).

Acompanhe algumas dicas para evitar que o problema aconteça.

7 cuidados que podem evitar fraturas na coluna

1 – Praticar exercícios físicos

É importante que a coluna seja acostumada e condicionada a ser forte através de uma prática constante e sadia de exercícios físicos no dia a dia. Podem ser praticadas caminhadas, natação e Yoga, por exemplo. A falta de exercícios faz com que os músculos fiquem fracos e sem nenhum condicionamento para proteger os ossos – o que pode resultar em lesões.

2 – Abandonar o cigarro

O fumo diminui a passagem de sangue nos discos intravertebrais. Eles têm a função de amortecer os movimentos de um osso em contato com o outro. Por isso, pessoas que têm o hábito de fumar tendem a sofrer mais com dores nas costas do que as que não fumam.

3 – Manter o peso ideal

Excesso de peso é um fator de risco para diversos problemas. Não é diferente em relação aos ossos. O acúmulo de gordura abdominal, principalmente, exerce uma pressão extra nos tecidos e órgãos da região da coluna.

4 – Fortalecer os músculos das costas

Os músculos das costas e do abdome devem ser fortalecidos sempre. Estando fortes eles conseguem dar o apoio adequado à coluna, e com isso, afastar os riscos de fraturas na coluna. Exercícios físicos são a melhor maneira de fortalecer esses músculos. Você pode pedir ao seu educador físico um plano de exercícios para essa região.

5 – Postura

A postura é fundamental para andar e fazer qualquer tipo de esforço ou exercício e, portanto, não se postar corretamente pode implicar em fraturas na coluna e lesões gravíssimas. Se é rotina um exercício mais repetitivo ou ainda, um jeito errado de sentar-se ou andar, procure um profissional que possa avaliar a sua postura e lhe ajudar a corrigir este mal. Tanto para sentar-se e trabalhar, quanto na hora de relaxar ou andar na rua.

6 – Reduzir o estresse

A tensão muscular que pode ser provocada pelo estresse é um grande problema para quem sofre com dores nas costas. Estas dores podem se agravar e, com um terrível mal jeito, chegar a uma fratura. Assim, é importante trabalhar para reduzir o estresse ao máximo possível e então relaxar mais no dia a dia.

7 – Tomar cálcio e vitamina D

Essas substâncias são excelentes aliados da saúde óssea. Converse com o seu médico sobre os alimentos que podem ser ingeridos em sua dieta e se existe a necessidade de uma suplementação dessas substâncias.

Em caso de dores ou qualquer incômodo, procure um médico especialista para uma análise mais bem detalhada. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!