O exame biomecânico, ou avaliação biomecânica, é uma ferramenta que possibilita aos profissionais de saúde avaliar os movimentos que o corpo faz durante determinada função. Permite ao médico, mais comumente o ortopedista, avaliar se todos os ossos, músculos e articulações estão em pleno funcionamento.

O exame é feito durante uma consulta clínica. O médico pede ao indivíduo que faça a atividade que normalmente tende a causar o incômodo. Pode ser uma atividade esportiva ou atividades comuns do dia a dia como andar, correr, se abaixar ou simular que está subindo escada.

Com a ajuda de uma filmagem, o médico consegue analisar todos os movimentos feitos durante o teste, assim como as mudanças de postura e transferências de peso entre músculos e articulações. Ele avalia cuidadosamente se, durante as ações, a área do quadril fica prejudicada com o excesso de carga ou movimentação irregular.

As irregularidades nos movimentos podem ser a causa de dor, lesão ou queda no desempenho de atletas, dançarinos e de outros profissionais que realizam atividade física regularmente.

O exame de biomecânica do quadril pode ser considerado o primeiro e mais assertivo passo para diagnóstico preciso e início do tratamento adequado. Graças à precisão e clareza apresentadas nas imagens é possível a criação de um plano de tratamento personalizado, garantindo melhores resultados.

Doenças que o exame de biomecânica do quadril pode detectar

Praticamente todos os problemas de articulações na região do quadril podem ser detectados pelo exame de biomecânica do quadril. As patologias mais comuns reveladas durante o exame são artrose, bursite trocantérica, pubalgia, necrose e impacto femoroacetabular.

É importante conversar com o médico sobre as alternativas de avaliação e diagnóstico, para garantir o sucesso do tratamento.

Quando o exame é recomendado

O exame de biomecânica do quadril é muito recomendado quando o exame de toque ou raio X não mostram exatidão para a causa do problema ocorrido com a pessoa. Normalmente, ela se consulta queixando de dor na região do quadril ou baixa na capacidade de realizar movimentos. Em casos mais graves, o indivíduo pode relatar quedas e dificuldade mesmo para dar leves passos.

O especialista avaliará a situação e, se for o caso, recomendará o exame de biomecânica do quadril para dar precisão ao diagnóstico e maior adequação à elaboração de um plano de tratamento específico. A adesão a esse plano, totalmente personalizado para cada caso, garante melhora significativa na performance e redução de riscos de problemas futuros relacionados aos desgastes muscular, ósseo e das articulações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!