A prática de treinos em dias ensolarados pode ser prazerosa. Nesta época é comum as pessoas trocarem a academia para atividades ao ar livre. Porém, alguns cuidados devem ser tomados por parte dos atletas no verão. Nessa estação, a medida em que o corpo ganha calor do meio ambiente e das superfícies quentes ao redor isso pode comprometer o desempenho e, também, a saúde do indivíduo.

Para evitar possíveis complicações durante os treinos, tão importantes e necessários à saúde, alguns cuidados são fundamentais para realizar exercícios adequados aos objetivos e às condições climáticas. Confira quais são, a seguir.

Atenção ao horário

Ao ar livre, as práticas de atividades físicas não podem ser feitas em qualquer horário. Mesmo em repouso, os músculos produzem calor. Durante o treino, essa temperatura pode ficar 50 vezes maior, o que pode provocar desmaios e choque térmico. Por isso, os melhores horários para os treinos são no início da manhã até às 10h, e após às 16h.

Não descuide da hidratação

A estação já pede maior frequência na ingestão de água. Durante a atividade física, nosso corpo perde líquido por meio do suor. A desidratação pode causar desde tonturas, vômitos e até a perda da consciência. A ingestão de isotônicos, também é recomendada, pois devolve minerais e nutrientes perdidos na transpiração.

Invista na alimentação

Alimentos mais leves auxiliam no processo digestivo. Dessa forma,  prefira alimentos frescos, como saladas, frutas e vitaminas. Antes do treino, prefira comer uma fruta e, ao longo do dia, consuma quantidades menores de comida.

Com que roupa eu vou?

A roupa seca retarda a dissipação de calor muito mais que a vestimenta plenamente úmida.

O uniforme de treino para um clima quente deve ser folgado, para permitir a circulação livre do ar entre a pele e o meio ambiente de forma a promover a convecção e a evaporação a partir da pele. A cor das roupas também exerce influência, já que cores escuras absorvem os raios luminosos e promovem ganhos de calor, enquanto as roupas de cores mais claras refletem os raios de calor para longe do corpo.

 E o que fazer se passar mal? A principal recomendação para quem não se sentir bem, ao praticar exercícios nessas condições, é parar a atividade imediatamente e procurar um local com sombra e se hidratar devagar. Se for possível, deite-se. Isso vai permitir uma recuperação mais rápida do organismo. Também é recomendável a ingestão de isotônico. Se mesmo diante dessas ações o indivíduo permanecer desnorteado, é preciso dirigir a pessoa afetada até o pronto socorro, pois significa que houve bastante desidratação, sendo necessária a medicação adequada.

O acompanhamento de um educador físico é fundamental para uma prática segura. O profissional saberá exatamente quais os exercícios são mais adequados para serem praticados em dias quentes. Suar é bom, mas é importante equilibrar todas essas informações e não esquecer de usar o protetor solar. Esse item é uma importante arma contra o câncer de pele.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!