Você já ouviu falar sobre infiltrações articulares? Uma coisa é certa: quando ortopedistas propõem esse tipo de procedimento aos pacientes, muitos recebem a proposta com estranheza. Há, por um lado, o desconhecimento técnico sobre o assunto e, por outro, o medo em decorrência dos mitos e informações equivocadas acerca do tema.

Este artigo tem como finalidade esclarecer as principais questões relacionadas às infiltrações, e jogar por terra as crenças equivocadas que foram reforçadas ao longo do tempo. Isso ocorre especialmente por conta do uso indevido da técnica em outros momentos da história, principalmente nos esportes.

Confira alguns mitos e verdades e repense sobre este procedimento!

1# As infiltrações articulares apresentam alta eficácia

Verdade. A eficácia das infiltrações articulares é real. Esse tipo de procedimento pode contribuir efetivamente para o tratamento de lesões resultantes de traumas, inflamações, infecções, esforço excessivo, movimentação repetitiva, além de outros problemas que podem atingir os joelhos, quadris, dentre outras articulações.

2# Podem ser feitas em qualquer parte do sistema músculo-esquelético

Verdade. O procedimento consiste na injeção de medicação dentro de qualquer parte do sistema músculo-esquelético, incluindo tendões, músculos e ligamentos que compõem a articulação. Infiltrações são feitas dentro de tecidos doloridos ou inflamados, nas mais variadas regiões do corpo (ombros, quadril, joelhos, entre outros).

3# As infiltrações podem ser realizadas sem restrição

Mito. A segurança e eficácia de toda e qualquer infiltração articular depende de um diagnóstico preciso. Este procedimento terapêutico deve ser conduzido pelo médico ortopedista, após a confirmação de o tratamento é indicado para o caso específico.

Vale ressaltar que o médico precisa ser informado, caso o paciente apresente febre, alergia a alguma substância, diabetes, gravidez, úlceras estomacais, tendões rompidos, pele lesionada e faça uso de anticoagulantes. Nesses casos, o tratamento poderá ser adiado, ou demandará cuidados específicos antes, durante e depois da infiltração.

4# Infiltrações podem ser realizadas no osso

Mito. As infiltrações articulares nunca são realizadas nos ossos. Elas podem ser aplicadas no espaço que há entre eles. Isso mesmo! É possível infiltrar a medicação entre dois ossos. Para corrigir a dor no joelho, por exemplo, é possível realizar uma infiltração entre a tíbia e o fêmur.

5# Infiltrações podem ajudar a corrigir problemas variados

Verdade. As infiltrações são muito utilizadas como opções terapêuticas para o tratamento de reumatismo, osteoartrite reumatóide, artrite gotosa, artrose degenerativa, lesões decorrentes de práticas esportivas, tendinite, epicondilite, contusões, dor ciática, hérnia de disco, além de outros casos.

6# Os únicos produtos infiltrados são anestésicos

Mito. As infiltrações de anestésicos são realmente comuns para corrigir dores crônicas ou muito severas. Porém, não são as únicas alternativas. Atualmente, há infiltrações de anti-inflamatórios hormonais e não hormonais, além dos derivados de ácido hialurônico.

Quer saber mais sobre infiltrações articulares? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!