Os joelhos são uma das principais articulações do corpo, e que são usadas praticamente a todo o momento. Para abaixar, levantar e, principalmente, para andar, os joelhos servem como estrutura base para todos os movimentos das pernas. Por ser assim tão utilizado, é normal que, de vez em quando, o joelho comece a apresentar alguns problemas, sendo que o inchaço é um dos mais comuns e frequentes, podendo acontecer tanto em pessoas com mais idade, quanto em pessoas mais novas.

 

Causas do joelho inchado

Como dissemos, não existe uma idade certa em que os joelhos inchados apareçam, pois o problema pode acontecer em jovens, adultos e idosos, dependendo, é claro, da situação. Isso porque existem diferentes possíveis causas para o surgimento do joelho inchado, elas variam em grau de complexidade também, indo das mais simples às mais complicadas.

Na maioria das vezes, principalmente quando o problema acontece em jovens, o joelho inchado é consequência de um trauma de grande impacto na região, que pode ser causado pela prática de esportes de impacto, como basquete, futebol, ou ainda por causa de acidentes. Quando as causas não estiverem relacionadas a esse tipo de impacto, é importante tomar um pouco mais de cuidado, pois o problema pode ser reflexo de problemas ortopédicos, problemas na coluna, artrose, ou outros problemas que afetam as articulações.

Na maioria das vezes, o joelho inchado vem acompanhado de outros sintomas, como mostram as seguintes combinações:

Mas afinal, o que se deve fazer quando o joelho apresentar inchaço? Deve-se procurar o médico de imediato?

O que fazer

A resposta é que, nas primeiras horas em que se notar o inchaço do joelho, o primeiro cuidado é fazer um repouso, de modo a não forçar ainda mais a região afetada. Recomenda-se também colocar compressas frias, dentre as primeiras 48 horas, a fim de reduzir o inchaço. Depois disso, é melhor colocar uma compressa morna, que ajudará a aliviar as dores musculares.

Essas são medidas simples para tratar problemas igualmente simples nos joelhos. Preste atenção que nenhum medicamento foi indicado. Isso porque, é de acordo com cada caso em específico que o médico especialista pode indicar tratamentos medicamentosos.

Se mesmo com esses cuidados o seu joelho continuar apresentando inchaço, o melhor é procurar um médico ortopedista de sua confiança, pois pode se tratar de um problema mais grave, e se esse for o caso, a situação só irá se agravar conforme o tempo for passando. Então, se depois de três dias o seu joelho continuar apresentando inchaço e dor, procure um especialista.

Como vimos, são vários os motivos que podem causar um joelho inchado. Quando isso acontecer, e se os sintomas não passarem em até três dias com os cuidados simples, procure um ortopedista que irá indicar o melhor tratamento para o cada caso em específico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.