A lesão da cartilagem do joelho ocorre quando há um rompimento parcial da cartilagem da articulação. O problema pode ser decorrente de um traumatismo ou de um desgaste causado pela degeneração natural. Portanto, a lesão afeta indivíduos de todas as faixas etárias, mas, nos mais jovens, geralmente, ela é resultado de trauma por esportes. Em geral, a abordagem cirúrgica é a mais adequada para solucionar a questão.
Este artigo citará os principais recursos disponíveis hoje e destacará os cuidados a serem observados durante o pós-operatório. Prossiga com a leitura para entender melhor o tema.
Cuidados importantes após a cirurgia de lesão da cartilagem do joelho
Na atualidade, existem diferentes tipos de cirurgia para resolver a lesão da cartilagem do joelho, podendo ser mais ou menos invasivas. Dentre os métodos empregados em tais casos, estão: artroscopia, artroplastia, substituição parcial ou total do joelho e ressecção.
O tempo de recuperação depende de uma série de fatores, como a idade do paciente e a técnica utilizada. No entanto, a melhor forma de garantir um pós-operatório sem percalços é ouvir as instruções iniciais do médico.Normalmente, são prescritos remédios para controlar a dor e evitar inflamações decorrentes da intervenção.
Conforme a evolução do quadro, anticoagulantes podem ser receitados, por inibirem a formação de coágulos de sangue na área tratada. Por fim, os antibióticos servem especificamente para que não haja inflamação e, por isso, têm papel fundamental nesse período.
Outra medida que auxilia na recuperação é deixar a perna elevada quando estiver em repouso e aplicar gelo em volta do joelho. Ao tomar essas precauções, é possível reduzir significativamente tanto o edema quanto a sensibilidade no local operado.
Ao contrário do que a maioria imagina, o descanso absoluto não é recomendável na reabilitação de lesões musculoesqueléticas. Ainda que grandes esforços sejam desencorajados, em particular nos primeiros dias, movimentar-se um pouco pela casa é importante para estimular o fluxo sanguíneo.
Você sairá do hospital com um curativo no ponto de incisão, para absorver qualquer sangramento que possa acontecer. Sendo assim, o cirurgião explicará as etapas de higienização e troca de bandagem,oik para que a área não infeccione. Geralmente, 48 horas após a intervenção, a pessoa está apta a tomar banho como de costume.
O mais provável é que o paciente tenha de usar muleta ou órtese por algumas semanas depois do procedimento. E é necessário adaptar a rotina de trabalho dele nesse tempo, em particular para ocupações que envolvam andar muito.
Agora você já sabe o que esperar do pós-operatório de uma cirurgia para a lesão da cartilagem de joelho.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.