Os joelhos são uma das estruturas mais complexas do corpo humano. Eles têm uma série de ligamentos e estruturas que possibilitam a realização de movimentos fundamentais, que vão desde o simples ato de caminhar até atividades complexas como salto e corrida, todas possíveis graças à movimentação dos joelhos.
Entre essas estruturas, destacam-se os ligamentos cruzados, em que o ligamento cruzado anterior é responsável pela estabilização do joelho e possibilidade de flexionar.
Essa importância faz com que o ligamento cruzado anterior (também conhecido simplesmente pela sigla LCA) esteja suscetível a lesões. A lesão de LCA é uma das mais graves relacionadas ao joelho, impedindo qualquer tipo de movimento e ocasionando dor e incômodo.
Principais causas
De maneira geral, a lesão do ligamento cruzado anterior acontece em razão de traumas, impactos e choques, que causam torção no joelho e a ruptura desse ligamento.
A forma mais comum de ocorrência da lesão do ligamento cruzado anterior é um giro sobre o joelho com o pé preso ao solo, causando um movimento da parte superior do corpo enquanto a perna permanece imóvel, sobrecarregando o ligamento cruzado anterior.
A lesão do ligamento cruzado anterior é muito mais comum em praticantes de esportes que exigem movimentos que sobrecarregam os joelhos, como futebol, vôlei ou basquete, os quais apresentam a possibilidade da torção sobre o joelho, gerando a lesão de LCA.
Dessa forma, a maioria das vítimas da lesão de LCA são praticantes de esportes, amadores e atletas profissionais, que estão sujeitos ao a ela durante um movimento errado ou acidental sobre o joelho.
Tratamento da lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
O tratamento da lesão de LCA é feito, de forma geral, por meio de cirurgia, uma vez que proporciona uma recuperação mais rápida e segura do que o tratamento feito apenas com a fisioterapia, tratamento este alternativo ao procedimento cirúrgico.
A cirurgia é realizada por meio de vídeo artroscopia, na qual é feita a substituição do ligamento que sofreu a lesão por um enxerto que pode ser de tendão ou de outro ligamento, obtidos geralmente do próprio indivíduo. A escolha pode sofrer variações de acordo com cada caso e as características de cada pessoa.
Mesmo após a cirurgia de tratamento para a lesão do ligamento cruzado anterior, é necessário que o indivíduo passe por uma série de exercícios de fisioterapia para que possa readquirir a força do joelho e sua flexibilidade, permitindo que volte a realizar os movimentos normais.
Dessa forma, a recuperação completa da lesão de ligamento cruzado anterior demora, no mínimo, seis meses, embora o retorno às atividades normais não seja aconselhado em menos de nove meses após a cirurgia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.