Ainda que todas as pessoas estejam sujeitas a uma ou outra lesão ao longo da vida, é fato que as lesões em atletas são muito mais comuns; sem os cuidados necessários, podem também ser bem mais preocupantes.

Isso vai desde os atletas amadores até os profissionais, mas as razões não são sempre as mesmas – no último caso, boa parte das lesões poderia ser evitada com o alongamento e aquecimento corretos. Os atletas de alto nível podem também sofrer por esse motivo, mas é maior a chance de lesões acidentais do que por falta de prevenção. De qualquer forma, é importante realizar os alongamentos certos antes de toda atividade física e, caso ocorra uma lesão, é importante reconhecê-la.

As mais comuns lesões em atletas

Torções

Essas são, de longe, as lesões mais frequentes. Aqui se enquadram as contraturas musculares das mais diversas, incluindo contusões e distensões. Geralmente ocorrem por conta de movimentos bruscos e involuntários. No futebol, são bem comuns nos tornozelos e nos joelhos. Jogadores de vôlei também as enfrentam muitas vezes, especialmente no tornozelo, devido a aterrissagens erradas – inclusive sobre o pé de outro jogador, por exemplo.

Lesões na coluna

Em esportes de alto impacto, as lesões na coluna ocorrem devido a quedas ou choques com o adversário. Mas elas são mais comuns ainda nos esportes de baixo impacto, como a natação. No geral, acontecem caso o atleta treine de maneira inadequada e/ou acima do suportado pelo corpo. Alguns nados, como o borboleta ou o peito, exigem muito da coluna lombar, e apresentam riscos de lombalgia e outras condições na região.

Fraturas

Se as torções já são extremamente doloridas e incapacitadoras, as fraturas se encontram um nível acima. Quando os acidentes são mais extremos, os ossos não suportam e acabam sendo fraturados. Eles podem apenas trincar ou causar mesmo uma exposição (a conhecida fratura exposta).

Podem acontecer em qualquer esporte, mas são ainda mais prováveis nos de contato, como lutas. Na verdade, lutas podem causar não só fraturas como também o rompimento de ligações e outros danos complexos.

Luxação

A luxação é o deslocamento de uma articulação. Assim como as fraturas, exige bastante repouso. Ela geralmente ocorre nos ombros, mas também pode acontecer em muitas outras articulações. Os tenistas, por exemplo, as enfrentam frequentemente nos punhos e nas mãos. Lutadores também sofrem de luxação muitas vezes.

Todo esporte deve ser praticado com medidas de segurança

Ainda que acidentes aconteçam com todos, é importante que todo atleta siga medidas de segurança durante a prática de seus respectivos esportes, para diminuir as chances de que algo dê errado. De qualquer maneira, para tratar lesões em atletas, um médico ortopedista deve ser chamado. Eles são os mais indicados e estão acostumados a lidarem com estes tipos de lesões.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!