A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença bastante comum que ataca as articulações. O seu principal efeito aparece nas cartilagens, que acabam sendo desgastadas. Mas além delas, outras estruturas corporais também são prejudicadas, como o líquido sinovial, a membrana sinovial e os ligamentos.

Sabendo que as cartilagens possuem o papel de proteger os ossos e, principalmente, promover o deslizamento entre as estruturas sem atrito, quando elas são afetadas, os movimentos das articulações também acabam sendo prejudicados, aumentando o desgaste, as dores, a limitação dos movimentos e o inchaço.

A osteoartrite, dessa maneira, pode acontecer em qualquer junta, mas frequentemente se revela mais nos joelhos, na coluna, no quadril ou nas mãos. Como se trata de uma doença que evolui e que não tem tratamento, é importante prestar atenção nos sinais, a fim de evitar que ela piore cada vez mais.

Sintomas da osteoartrite

A osteoartrite é uma doença que afeta apenas as articulações, diferente dos demais tipos de artrose, que afetam outros órgãos, a osteoartrite tem os seus sintomas apenas nas articulações. Dentre os sinais mais comuns, estão:

Esses são os principais sintomas dessa doença, mas eles podem variar de acordo com cada paciente. Enquanto algumas pessoas podem se sentir totalmente debilitadas, outras podem apresentar poucos sintomas e ter uma vida praticamente normal.

Causas da osteoartrite

As causas desse mal podem ser divididas entre primárias e secundárias.

Nas causas primárias, o motivo é o envelhecimento natural do paciente, bem como a movimentação repetitiva de uma determinada articulação. Com o passar do tempo, esse uso exagerado das articulações acaba por comprometer essas estruturas, causando então dor intensa e inchaço nas regiões.

Enquanto isso, as causas secundárias têm a ver com a existência de outras doenças. Por exemplo, a obesidade é um fator que pode causar a osteoartrite nos joelhos, por conta do excesso de peso sobre essas articulações. A artrite reumatoide, a gota e alguns outros distúrbios hormonais também podem ser a causa  da osteoartrite.

Além disso, cirurgias das estruturas articulares ou articulações anormais de nascença também podem se tornar causas secundárias da osteoartrite.

Tratamento da osteoartrite

Para a osteoartrite, não existe cura, apenas tratamento, como foi dito no começo. Portanto, não existe uma maneira de se livrar da doença de uma vez por todas, apenas algumas alternativas para que se possa conviver com o problema sem grandes incômodos, evitando que ele se agrave.

Entre os medicamentos mais indicados pelos ortopedistas para o tratamento da osteoartrite, estão os analgésicos simples, para pessoas com dores moderadas; os anti-inflamatórios não esteroides, que reduzem a inflamação, e também a dor e os narcóticos, que só são indicados nos casos mais graves, uma vez que o seu uso pode causar dependência química.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre a osteoartrite e outros assuntos da ortopedia. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luis.