A osteoporose é um problema que aparece durante o envelhecimento, se referindo à uma perda rápida de massa óssea. Isso acontece porque, com a chegada da idade, o corpo apresenta mais dificuldade em conseguir absorver o cálcio e os minerais que são essenciais para a boa manutenção dos ossos.
Apesar de afetar também os homens, estudos indicam que as mulheres são as que mais apresentam esse problema, principalmente durante o período da menopausa. Isso ocorre por conta da deficiência do hormônio feminino, chamado estrogênio. A falta de estrogênio faz com que os ossos fiquem mais porosos do que o normal, com um aspecto bastante parecido ao de uma esponja.
Das partes do corpo que são mais afetadas, estão: o pulso, a coluna e o colo do fêmur, sendo a ocorrência este último a mais grave. A osteoporose é uma doença comum, considerada como o segundo maior problema de saúde do mundo, ficando atrás apenas das doenças relacionadas ao coração.
Sintomas da osteoporose
Como vimos, a osteoporose deixa os ossos com o aspecto de esponja, isto é, muito mais porosos do que deveriam ser, e menos firmes. Isso faz com que se aumente o risco de quedas e fraturas, pois a estrutura se encontra fragilizada, fazendo com que qualquer obstáculo possa causar uma queda, e consequentemente, uma fratura, já que os ossos não se encontram resistentes.
Além disso, a osteoporose também pode causar deformidades em algumas partes do corpo, como o encolhimento da coluna, causando a famosa corcunda, dores crônicas nas partes afetadas e problemas respiratórios e gastrointestinais, causados pela possível fratura das vértebras.
Causas e diagnóstico
A única causa mais específica para a osteoporose é o envelhecimento, mas além deste, outros fatores podem influenciar, como por exemplo, histórico familiar da doença, hábitos sedentários, alguns medicamentos que impedem a absorção do cálcio, e algumas doenças consideradas de base, como leucemia, diabetes e artrite reumatoide.
O diagnóstico da doença é feito quando a pessoa apresenta a sua primeira queda, sem motivo. Isso porque até então, os sintomas são imperceptíveis, isto é, a pessoa não consegue identificar que está fragilizada até que comece a apresentar dificuldades para se estabilizar sozinha.
Quando isso acontece, o ideal então é procurar um médico ortopedista, que irá solicitar um exame chamado densitometria óssea, que serve para medir os índices de minerais nos ossos da coluna e do fêmur. Com o resultado, é possível então identificar se o paciente se encontra em um estado normal, com osteopenia (pequena deficiência de cálcio) ou osteoporose.
Tratamento para a osteoporose
Como na maioria das vezes a doença só é detectada quando já existe uma grande deficiência de minerais e cálcio, é praticamente impossível repor tudo o que foi perdido. O tratamento mais indicado pelos médicos, mas que não é capaz de reverter a situação (apenas de estabilizar o problema e evitar que ele piore), é a reposição de cálcio por meio de suplementos alimentares.
Portanto, a melhor forma de tratar é prevenir. Desde a juventude, é fundamental tomar cuidado e procurar aumentar o pico da massa óssea, mantendo sempre um estilo de vida saudável, com alimentos ricos em cálcio e prática de exercícios físicos. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.
Gostei muito do que li, e gostaria de saber mais sobre o assunto. Pois já me encontro com o início da osteoporose, já fiz dois dias exames e apresentou o problema. Quero saber qual o alimento é mais rico em cálcio?
VENHA NOS CONHECER PARA PODER ACOMPANHAR SEU PROBLEMA E TER UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR, HOJE TEMOS AQUI NA CLINICA VÁRIOS TRATAMENTOS AVANÇADOS PARA SOLUÇÃO DO TEU PROBLEMA. VENHA CONFERIR
Quais os alimentos com cálcio.
SERIA INTERESSANTE VOCÊ FAZER UMA CONSULTA COM NUTRICIONISTA PARA VOCÊ PODER FAZER UMA DIETA EQUILIBRADA
Venha nos conhecer será um prazer tirar todas suas dúvidas.