O pé humano pode apresentar variações anatômicas. Pés cavos, pés chatos, pés normais são algumas características de que você já deve ter ouvido falar. Basicamente, essas estruturas resultam de diferentes formações de arcos dos pés.

A variação está diretamente relacionada ao solado, região do pé utilizada como apoio. Na grande maioria dos casos se manifesta por hereditariedade (de pai para filho). Uma das alterações mais comuns é o pé cavo. A seguir, saiba o que é, suas características e causas.

O que é pé cavo?

O arco do pé é o que vai definir a variação anatômica da sua estrutura. O arco normal é o mais comum, e também o mais eficiente para amortecer impactos e distribuir as cargas e pressões cotidianas.

A possível variação da anatomia do arco ocorre na altura. Pode ser mais baixa, resultando em pés planos/chatos, ou mais alta, gerando pés cavos.

Apesar do receio de descobrir o que é pé cavo e, especialmente, de apresentar essa variação anatômica, não há muitos motivos para a preocupação. Resumidamente, o pé cavo perde um pouco de sua eficiência na absorção e no amortecimento de impactos sofridos no dia a dia.

Também torna o indivíduo mais susceptível à ocorrência de algumas lesões, principalmente após a prática de corridas e demais atividades de alto impacto. São possíveis lesões a tendinite, dores no joelho, no tornozelo ou nas articulações das proximidades, fascite plantar e joanetes.

Que fatores levam ao desenvolvimento de pé cavo?

O pé cavo quase sempre tem relação direta com a hereditariedade. Em alguns casos, porém, é possível que a condição se desenvolva nos primeiros 10 anos de vida, quando o arco longitudinal medial do pé é formado. Assim, ela pode estar atrelada aos seguintes fatores:

Existe tratamento para o pé cavo?

Basicamente, o pé cavo só exige tratamento se houver dor ou alguma patologia atrelada. Nesse caso, inclui o uso de palmilhas para diminuição da dor, que levam à redistribuição da pressão aos pés. É indicada também a fisioterapia, para mobilizar os ossos da região.

Agora você já sabe o que é pé cavo, suas principais características, fatores que podem favorecer o seu desenvolvimento e até mesmo tratamentos relacionados à condição.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.