Os ligamentos são bandas fortes de tecido que conectam um osso ao outro. O ligamento cruzado anterior (LCA) ― um dos dois ligamentos que cruzam o meio do joelho ― conecta o fêmur à tíbia. Ele funciona como um grande estabilizador, mantendo esses ossos estáveis do ponto de vista anteroposterior e rotacional.

A lesão do LCA é muito comum no mundo dos esportes, principalmente no futebol, devido à redução da velocidade do praticante ou mesmo por este colidir-se com outros jogadores. Também ocorre bastante em outras práticas esportivas, que envolvem paradas repentinas e mudanças de direção, como basquete, esqui e ginástica.

A maioria das lesões dessa parte do corpo ocorre em um episódio de estresse no joelho. Por exemplo,  quando de repente se muda de direção, se gira com o pé firmemente apoiado, quando há aterrissagem no solo após um salto, parada repentina ou após um golpe direto no joelho.

A reconstrução do LCA por meio cirúrgico geralmente é recomendada para os seguintes casos:

Isso significa que, se o paciente forçar ou lesionar levemente o LCA, ele pode se curar com o tempo, com a ajuda do médico e fisioterapia. Mas, se o ligamento estiver completamente “rasgado”, talvez, seja necessário substituí-lo. Isso pode ocorrer especialmente se o paciente é jovem e ativo ou um atleta que quer continuar praticando esportes. Em caso de pacientes mais velhos ou menos ativos, o médico pode recomendar tratamentos que não requerem cirurgia.

Cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior

A reconstrução do LCA deve ser realizada por um médico especializado em procedimentos cirúrgicos dos ossos e articulações (cirurgião ortopédico). Uma vez que a intervenção consiste em substituir o ligamento cruzado anterior, que é um dos principais ligamentos do joelho.

Essa cirurgia é um procedimento ambulatorial que é realizado por meio de pequenas incisões em torno da articulação do joelho. O procedimento demora cerca de 1 hora. O paciente recebe anestesia geral .

Na cirurgia de reconstrução do LCA, o ligamento rompido é removido e substituído por um pedaço de tendão de outra parte do joelho, ou de um doador falecido. Esse tecido de substituição é chamado de enxerto.

O cirurgião irá perfurar o fêmur e a tíbia para posicionar com precisão o enxerto, que é, então, preso aos ossos com parafusos ou outros dispositivos de fixação. O enxerto servirá como andaime sobre o qual o novo tecido ligamentar irá crescer.

A maioria dos pacientes recebe alta no mesmo dia. O indivíduo provavelmente ficará usando muletas para manter a pressão do joelho por algum tempo. Quando a LCA começar a cicatrizar, é necessário o acompanhamento de fisioterapia. Isso ajudará a fortalecer os músculos e ligamentos. Nas primeiras semanas após a cirurgia, o paciente deve se esforçar para recuperar uma amplitude de movimento igual à do joelho oposto.

A reconstrução do ligamento cruzado anterior, quando bem-sucedida, em conjunto com a reabilitação focada, geralmente pode restaurar a estabilidade e a função do joelho. A recuperação geralmente demanda cerca de 9 meses. Pode levar de 8 a 12 meses, ou mais, para que os atletas possam retornar aos esportes.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!