A tradição mostra que o reumatismo sempre esteve ligado a doenças que atingem ligamentos, músculos, cartilagens, tendões e articulações. As pessoas que mais sofriam com esse problema eram os idosos.
Na realidade, a palavra está relacionada a uma série de doenças que envolvem o funcionamento do sistema imunológico, tais como rins, coração, intestinos, cérebro e a pele. Atualmente, sabe-se que as doenças reumáticas podem ocorrer em adultos, jovens e até mesmo crianças.
Quais são as doenças reumatológicas?
A estimativa é que entre 250 e 300 doenças possam ser classificadas como reumatismo. Como exemplo, é possível citar o lúpus eritematoso sistêmico, que apresenta como primeiro sintoma alguma alteração na urina. Com o avanço do quadro, a doença pode causar inchaço nas juntas e inflamação de músculos.
A febre reumática é outro exemplo. Atinge majoritariamente crianças e começa pelo coração, comprometendo as válvulas cardíacas. A doença é frequentemente confundida com a expressão “reumatismo no sangue”, que não é um termo médico.
Os sintomas de cada uma dessas doenças costumam ter variações e o tipo de tratamento adequado também é diferente. O termo adequado a ser usado é doenças reumáticas. A área responsável pelo estudo dessas doenças é a reumatologia e o reumatologista é o médico especialista.
Sintomas das doenças reumáticas
Embora a origem de cada doença reumática seja distinta, os sintomas podem ser semelhantes a um grupo de doenças reumáticas. O mais típico é a dor nas articulações, com inchaço ou não.
Quando há a inflamação de uma articulação, a doença é chamada de artrite. Quando há apenas dor nas articulações, sem inflamação, é artralgia. Quando, além da dor, há vermelhidão e inchaço, é provável que seja uma articulação inflamada, a artrite.
A osteoartrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença degenerativa que afeta a cartilagem que protege a articulação. O sintoma principal é a dor. Em estágios avançados, pode ser incapacitante. Também há a osteoporose, que consiste na diminuição da massa óssea, deixando os ossos mais fracos e sensíveis.
As doenças reumáticas, em geral, podem começar com a típica fisgada nas costas, quando se estica os braços, por exemplo, ou quando se faz um movimento de alongamento. A dor em si é sempre um sinal de alerta, mas quando se trata de uma dor comum, ela melhora após o repouso. A dor reumática tende a piorar.
Causas e tratamento
As doenças reumáticas podem ser agravadas por fatores genéticos, trabalho intenso, traumatismo, sedentarismo, obesidade, transtornos mentais (como ansiedade e depressão) e alterações climáticas. No entanto, elas não são contagiosas.
Como se trata de um conjunto de doenças, o tratamento também é distinto. Quando tratadas, é possível ter melhora, uma vez que se previnem as enfermidades.
Administração de analgésicos, anti-inflamatórios comuns e corticoides estão entre os métodos adotados para o tratamento do das doenças reumáticas. A fisioterapia também pode ser uma aliada, pois auxilia na reabilitação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís.
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.