A tendinite é um problema comum e conhecido de boa parte da população. Trata-se de uma inflamação que afeta o tendão, estrutura fibrosa que tem função de unir o músculo ao osso.

Essa condição inflamatória é caracterizada por inchaço e dor, podendo atingir qualquer parte do corpo. É mais comum no cotovelo, ombro, punho, tornozelo e joelho.

A seguir, conheça são as principais causas, sintomas e tratamentos da tendinite no joelho.

Causas da tendinite no joelho

Como os tendões não são tão elásticos quanto os músculos nem tão resistentes quanto os ossos, são as estruturas mais sofrem os efeitos de sobrecarga.

A tendinite no joelho pode estar associada a causas como a realização de movimentos repetitivos, falta de alongamento, envelhecimento natural, estresse, doenças autoimunes, excesso de carga em exercícios físicos, lesões em corrida, desequilíbrio muscular, obesidade, tipo de calçado, defeitos anatômicos e execução incorreta de gestos esportivos.

Acontece bastante com atletas que dão saltos. Por isso, tal condição é popularmente chamada de joelho de saltador. Pode afetar com mais facilidade quem pratica atletismo ou joga vôlei, basquete e futebol.

Sintomas

As principais manifestações de tendinite no joelho, além do inchaço típico de quadros inflamatórios, é a dor local e a dificuldade nos movimentos. A dor e desconforto podem irradiar para a musculatura ao redor e piorar significativamente quando a pessoa se locomove.

Um indivíduo com tendinite no joelho pode apresentar outros sintomas como sensação de peso, fadiga, redução da força, aquecimento na região e vermelhidão da área.

Tratamento

Ao se manifestarem os, procure auxílio médico especializado. Um bom ortopedista avaliará a condição clínica, fará um exame físico e, caso seja necessário, solicitará exames de imagem para verificar o grau de inflamação e descartar outras causas prováveis.

Se a tendinite for confirmada, o protocolo de tratamento inclui imobilização da área, repouso por período definido pelo ortopedista, aplicação de gelo para diminuir a inflamação, uso de medicação anti-inflamatória e sessões de fisioterapia.

Em casos mais graves, a cirurgia pode ser indicada. O procedimento cirúrgico pode ser feito com finalidade de descomprimir tendões apertados, limpar inflamação ao redor do tendão afetado, costurá-lo para corrigir lesões, liberar aderências e ressecar calcificação ou fibrose interna.

Após a recuperação, é possível prevenir novos episódios de tendinite no joelho pela correção postural, orientação profissional em relação aos exercícios físicos, atividades para o fortalecimento muscular, pausas durante o expediente, alongamento muscular antes e depois dos treinos, entre outras medidas.

 

Quer saber mais sobre a tendinite no joelho? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!