É considerada uma contusão no joelho qualquer tipo de lesão produzida por golpe ou impacto, desde que não haja a dilaceração do tecido mole do membro. Nesse aspecto, vale ressaltar que existem diversos tipos de contusões, como o rompimento dos ligamentos do joelho, entorses e tendinite, dentre outras. Esse tipo de problema, de forma geral, ocorre com muita frequência em atletas como jogadores de futebol e maratonistas, uma vez que esses indivíduos expõem os joelhos a muito mais riscos.
Outro grupo que está mais vulnerável às contusões no joelho é formado por pessoas com obesidade ou sobrepeso, já que os joelhos apresentam uma das maiores articulações do corpo humano e, portanto, suportam todo o peso do nosso corpo. Dentre os principais tipos de lesões, podemos citar o rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), lesões na estrutura do Ligamento Cruzado Posterior (LCP), luxação patelar, tendinite patelar, artrose do joelho e a inflamação da região lateral da coxa (Síndrome do Corredor).
Quer saber mais sobre contusão joelho e quais são seus sintomas, causas e tratamentos? Confira nesse artigo todas as dicas que eu trouxe para você!
Contusão joelho: quais são os principais sintomas?
Cada tipo de lesão no joelho provoca sintomas diferentes. A seguir, listo os principais e mais comuns:
- Incômodo e dor no joelho;
- Limitação dos movimentos;
- Dor na lateral do joelho;
- Dificuldade em conseguir firmar os pés no chão;
- Inchaço e hematomas no joelho.
Conheça as causas do problema
Diversos são os fatores que provocam lesões no joelho. Como dito anteriormente nesse artigo, os atletas que praticam os esportes que expõem estas articulações a mais riscos estão mais vulneráveis às contusões, bem como as pessoas que apresentam sobrepeso ou obesidade, já que elas tendem a forçar mais a articulação do membro devido ao excesso de peso, além de sofrerem com o desgaste da cartilagem.
Outras causas são as lesões provocadas por acidentes automobilísticos e de motocicletas, a prática de exercícios físicos sem orientação adequada de um profissional especializado, as características genéticas, traumas e a artrose (processo degenerativo da articulação), sendo esta última uma das causas mais comuns.
Por fim, algumas pesquisas na área da saúde também mostram que as mulheres estão mais suscetíveis às contusões do joelho, tanto por sua estrutura na região (que é diferente da dos homens), quanto pela utilização do salto alto, que sobrecarrega os joelhos e faz com que eles fiquem hiperestendidos.
Tratamentos para contusão no joelho
Cada tipo de contusão exige um tipo diferente de recuperação. Dessa forma, os tratamentos são bastante variados e, geralmente, envolvem a imobilização e a fisioterapia. Nos casos mais graves, como quando há o rompimento dos ligamentos do joelho, é comum ter que recorrer aos procedimentos cirúrgicos.
Ao sentir os sintomas de contusão na área, não hesite em procurar a ajuda de um médico com especialização em Ortopedia, que é o ramo da Medicina que cuida desse tipo de questão de saúde.
Você já teve algum caso de contusão? Já foi submetido à cirurgia ou conhece alguém que foi devido ao problema? Se sim, compartilhe conosco sua experiência e seu processo de recuperação! Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Luís!
(CRM 5269, RQE 954)
Ortopedista e traumatologista renomado, alia duas décadas de experiência à formação de excelência. Membro da AAOS e SBTO, lidera o serviço de ortopedia na UPA-MA e é preceptor no HTO-MA. Suas publicações na Revista Brasileira de Ortopedia e expertise em trauma ortopédico o tornam referência no MA.
Comprometido com a inovação e o cuidado personalizado, o Dr. Rios transforma vidas através da medicina ortopédica de ponta.